Vamos falar de saúde mental – Depressão

O que é Depressão ?

A depressão ou transtorno depressivo maior, pertence a categoria dos transtornos depressivos (DSM 5) ou transtornos do humor (DSM 4). Caracterizado pelo humor deprimido, que pode ser sentido como se sentir triste, vazio, sem esperança e etc, até irritabilidade, principalmente em crianças e adolescentes.

Depressão é muito mais do que se sentir pra baixo ou apenas desanimado, a desmotivação e o desanimo é algo que experienciamos de tempos em tempos, seja por motivos pontuais ou contextos passageiros. Uma pessoa que sofre de depressão sente o desespero, uma desesperança na sua melhora e uma impotência sobre sua própria vida, inclusive são pensamentos e sensações que simplesmente não vão embora, são constantes, e mesmo que tenha algum alivio, eles são passageiros e rasos.

Levando também em consideração outros transtornos que possam acontecer em conjunto com a depressão, comorbidades com transtorno do pânico, agorafobia e outros transtornos de ansiedade são bem comum de estar acompanhadas num quadro de depressão maior, principalmente os que persistem por muito tempo.

As estatísticas sobre esta psicopatologia são alarmantes, 4.4% no mundo e 5,8% dos brasileiros sofrem deste transtorno segundo a OMS, o suicídio causado pela depressão chegou a 1,5% das mortes no mundo em 2015, classificando assim como uma das 20 maiores causas de morte.

Tratamentos

Por ser uma das patologias que sofrem mais preconceito, muitas vezes os pacientes não buscam ajuda, seja por falta de apoio da família, ou por falta de conhecimento sobre a doença. A terapia Cognitiva Comportamental ajuda os pacientes a identificar e mudar os pensamentos e distorções que eles possuem, que contribuem para a manutenção e a piora da Depressão. Com estas mudanças, o paciente não apenas tem uma melhora gradual, ele também passa a saber quando vai ter ou não uma crise, evitar crises ao longo da vida, acima de tudo deixando de perder sua vida para este problema, voltando a sua rotina, crescer e viver com todo potencial que esta pessoa perde neste quadro.

 O mundo de um deprimido é cinza, pesado e desesperador, procure nossa ajuda, você não tem ideia de como o mundo será depois disto.

Acompanhe no Facebook !

Agende uma Consulta !

Comentários

Posted by Psicólogo Mauro Cortes Elizeu

2 comments

Como faço pra entrar em contato com vocês estou ligando pra esses números que estão aqui mas não estão pegando como faço pra falar com vocês

Boa Noite

Texto muito sóbrio e bem escrito, ajudou imensamente a entender um pouco melhor as pessoas à minha volta que sofrem com essa psicopatologia e como ajudá-los.

Obrigada!