Distorção Cognitiva

O que é distorção cognitiva?

Distorção cognitiva é um conceito da terapia cognitivo comportamental que se refere a forma disfuncional que nossos pensamentos e interpretações podem nos prejudicar e causar péssimas consequências à saúde mental. A todo momento estamos interagindo com o meio, entendendo o mundo a nossa volta, nossas capacidades e vontades, e por consequência disso, nos comportando e tendo reações emocionais. Neste artigo falaremos sobre as distorções cognitivas e seus reflexos.

Assim como qualquer qualquer função biológica, nossa mente não é perfeita e está passível de muitos erros e enganos em suas próprias funções. Nossas interpretações e entendimentos de tudo o que acontece ao nosso redor e a nós mesmos são passiveis de falhas, ocasionando consequências ruins às nossas respostas comportamentais e emocionais. A grande maioria inclusive acontece sem a percepção do próprio individuo, seja escondida em uma grande quantidade de pensamentos, ou até mesmo sendo vista como correta e sem qualquer alternativa de ser diferente, mas no fim apenas causando desconforto, e impedindo de sair de um ciclo de depressão ou ansiedade. Estudos vem cada vez mais mostrando a presença de distorções cognitivas como um ponto chave dentro das psicopatologias, principalmente ligadas a transtornos de humor (como depressões e transtornos distimicos) e transtornos de ansiedade (como transtorno do pânico e agorafobia) e transtorno obsessivo compulsivo.

Alguns exemplos que podemos citar de distorções são:

Leitura mental é quando o indivíduo tem certeza do pensamento das pessoas ao seu redor. Quase sempre este é negativo, como por exemplo o de estar sendo ridicularizado, que o que está fazendo é péssimo e que está sempre sendo visto e avaliado. Assim, faz ser muito difícil tentar algo, interagir com as pessoas, em casos mais graves perder a capacidade de fazer planos, e não saber mais seus desejos e vontades.

Desqualificar o positivo é quando simplesmente as experiências positivas não tem peso nas conclusões, a pessoa não se importa com o que tem de bom ou se algo deu certo. Tem a sensação de que é falha e incapaz permanentemente, incluindo sentir que nunca progrediu ou conseguiu algo. Pensamentos como estes mantém assim o ciclo de estagnação e as impede de progredir com a maioria das coisas.

Catastrofização é quando o resultado ou consequência de uma situação é sempre prevista como desastrosa e insuportável e o pior resultado é sempre certo de acontecer. Essa distorção coloca muitas pessoas em estado catatônico. Medo toma conta de suas vidas, e a saída sempre é travar com o mesmo ou largar tudo de lado num pessimismo sem fim.

Porque distorções acontecem e como tratar

Essas distorções têm como base o pressuposto de que não estamos a todo momento revendo e criticando nossos próprios pensamentos e interpretações. Isso além de dar muito trabalho, faria com que todo comportamento tivesse que ser revisto e repensado, dando muito peso a todas as suas ações. Temos a tendência de pensar as coisas de forma geral e contínua, dando leveza e rapidez às interpretações, o que é algo bom quando os pensamentos estão funcionais, mas na sua disfuncionalidade, ficamos com o vício de repetir comportamentos que nos prejudicam e tendo emoções que apenas atrapalham, nos perdemos e não sabemos nem por onde procurar o problema no meio de tantas consequências.

O terapeuta cognitivo ao identificar estes pensamentos irá remover todas as distorções, acabando com sintomas, psicopatologias e colocando sua saúde mental sempre em alto nível, seguindo este processo chamamos de reestruturação cognitiva. Este processo é uma das bases da terapia cognitiva comportamental, que leva os pacientes a não apenas entenderem bem onde estão as distorções e disfuncionalidade, mas a terem o poder de confrontá-las e mudá-las tanto no processo clinico quanto após, deixando assim sua saúde nas suas próprias mãos, podendo sempre repetir o processo no momento que julgarem necessário.

 

Marque sua consulta, acesse o site !

Mais conteudos e informacões no Facebook e Instagram

Comentários

Posted by Psicólogo Mauro Cortes Elizeu